Você está em: Home >> Perguntas Frequentes >> Qual a diferença entre alergia ao leite de vaca e intolerância à lactose?

Qual a diferença entre alergia ao leite de vaca e intolerância à lactose?

É comum se confundir intolerância à lactose com alergia à proteína do leite de vaca. Na intolerância os sintomas aparecem mais tarde (ex: em lactentes após uma infecção intestinal ou crianças maiores que antes tomavam leite normalmente e não tinham nada), os sintomas são muito mais gastrintestinais e é possível que a criança não tenha sintomas se ingerir uma pequena quantidade de leite e/ou derivados. Já a alergia ao leite de vaca é uma reação imunológica (do sistema de defesa do organismo) contra a proteína do leite de vaca. Geralmente acontece antes do primeiro ano de vida e tende a sarar por volta dos 3 a 5 anos de idade. Nesse caso a criança não pode receber nada de leite e nem de derivados porque mesmo pequenas quantidades podem causar sintomas. Podem haver manifestações diversas que aparecem logo após a ingestão de leite ou após dias ou semanas: de pele (coceira, vermelhão), gastrintestinais (diarréia, vômitos), dificuldade de ganho de peso e prejuízo do crescimento, diarréia com ou sem sangue, dificuldade para engolir, entre outros. O ideal é trazer a criança para uma consulta para que possa ser examinada e se faça o diagnóstico correto.