Você está em Home >> Doenças comuns >> Meningites

Meningites

O QUE É?

Meningite é uma doença infecciosa causada por vários tipos de microrganismos (vírus, bactérias, fungos) que acometem as membranas do sistema nervoso central, chamadas de meninges, causando um processo inflamatório e/ou infeccioso, conhecido como meningite.

COME SE ADQUIRE E COMO SE DESENVOLVE?

O contágio é de criança para criança ou de pessoa para pessoa, por via aérea, isto é, tosse, gotas de saliva de uma pessoa contaminada para outra. O período de incubação, desde o contágio até aparecerem os sintomas iniciais da doença, é variável, desde alguns dias até semanas, dependendo do tipo de agente infeccioso.

O QUE SE SENTE?

Em crianças maiores e adultos, frequentemente, aparecem sintomas inespecíficos como: febre, dor de cabeça forte, náuseas, vômitos, dor na nuca, endurecimento do pescoço e manchas pelo corpo. Toda vez que houver um quadro parecido com esse, entre em contato com o seu pediatra, ou vá até uma unidade de pronto atendimento.
Em crianças de até 8 ou 9 meses deve-se suspeitar da doença quando houver febre, irritação excessiva ou agitação, vômitos e recusa alimentar, convulsões e "moleira" tensa.

COMO O MÉDICO FAZ O DIAGNÓSTICO?

Todas as informações são importantes! O diagnóstico é feito através da história do paciente, do exame físico e do exame do líquor (liquido do espaço cefálo-raquidiano – Líquido da espinha).
Na história é importante informar ao médico o tempo dos sintomas, isso é, horas, dias, semanas, também informar o que houve, se tomou algum remédio, se já teve isso antes e informar se houve algum caso da doença, nos locais onde a criança frequenta (escola, academia, etc).
O médico também irá coletar um pouco de líquor (punção lombar), que é a "líquido da espinha" que fica no sistema nervoso e que se espalha pela coluna. O procedimento para coleta do exame é simples e não tem perigo algum de afetar os nervos da coluna porque naquela região não existem nervos motores, só nervos sensitivos, que causam sensações de dor, calor ou frio. Muitas vezes as crianças não permitem que seja feita esta coleta, sendo necessária uma leve sedação para que o exame seja realizado.
Após o resultado do exame do líquor e de outros exames de sangue, pode-se chegar à conclusão se realmente é meningite ou não e qual o seu tipo.

COMO SE TRATA?

Existe um tratamento específico para cada tipo de microrganismo e o tratamento dependerá do agente causador da doença. Em alguns casos, há necessidade de internação em hospital porque o tratamento exige medicações injetáveis, tais como antibióticos; e também, porque algumas meningites são muito contagiosas necessitando ficar o paciente separado dos outros pacientes do hospital por um curto período de até 3 dias - isso é chamado de isolamento. Dependendo do tipo de microrganismo encontrado, algumas pessoas da família do paciente com meningite também terão que tomar remédios para tentar evitar a doença.
Especialmente na Meningite Viral, a criança não precisará ficar internada. Só ficará em regime hospitalar se estiver com muita dor ou vômitos incontroláveis.

COMO SE PREVINE?

Alguns tipos de microrganismos que causam meningite podem ser prevenidos por vacinação, como Haemophilus e Meningococo tipo A e C, Pneumococo entre outros.
A caxumba, o sarampo, e a rubéola, entre outras, são doenças que podem causar meningite e também são prevenidas com vacinação obrigatória.
Convém ressaltar que todas as medidas de boa higiene pessoal e domiciliar são preventivos de várias doenças.

É muito importante que em caso de qualquer dúvida, o Pediatra seja contatado ou então, que a criança seja levada a um serviço de pronto atendimento para ser avaliada.

Clínica Infantil Reibscheid