Você está em Home >> Doenças comuns >> Caxumba

Caxumba

Caxumba, também chamada de papeira ou parotidite, é uma doença infecciosa aguda, de evolução benigna, causada pelo vírus da família Paramyxoviridae do gênero Rubulavirus, que provoca não só inflamação nas parótidas, mas também nas glândulas submaxilares e sublinguais.

Na maior parte das vezes, a infecção se manifesta na infância, nos meses de inverno e no começo da primavera.

Transmissão

O período de incubação varia de 14 a 25 dias. A transmissão se dá pelo contato direto com as secreções das vias aéreas superiores da pessoa infectada, a partir de 2 dias antes até 9 dias depois do aparecimento dos sintomas.

Raros são os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. No entanto, se a infecção se manifestou apenas de um lado, o outro pode ser afetado em outra ocasião.

Sintomas

*Inchaço e dor na parótida e nas outras glândulas salivares infectadas (localizadas embaixo da mandíbula),

*Febre

*Dor de cabeça

*Dor de garganta

*Perda do apetite

*Náusea

*Vômito

Complicações

Os seguintes sinais sugerem complicações raras da doença e exigem assistência médica imediata:

*dor e inchaço nos testículos (orquite) – ocorre em 30% dos casos após a puberdade,

*dor na região dos ovários (ooforite) – ocorre em 5% dos casos,

*náuseas, vômitos, dor no abdômen superior (pancreatite),

*rigidez na nuca, dor de cabeça e prostração (meningite).

Diagnóstico

O diagnóstico é basicamente clínico. Entretanto, há exames de sangue que ajudam identificar a presença de anticorpos contra o vírus da caxumba. Eles devem ser realizados, quando for necessário estabelecer o diagnóstico de certeza.

Os anticorpos maternos são protetores durante o primeiro semestre de vida

A vacina contra caxumba é produzida com o vírus vivo atenuado da doença e faz parte do Calendário Básico de Vacinação. A vacina é eficaz e sem efeitos colaterais importantes. Pode ser aplicada isoladamente. No entanto, em geral, está associada às vacinas contra sarampo e rubéola. As três juntas compõem a vacina tríplice viral. A primeira dose deve ser administrada aos 12 meses e a segunda, entre 4 e 6 anos. Confere imunidade de 97 % contra a infecção natural.

Exceção feita aos imunodeprimidos e às gestantes, adultos que não foram infectados nem tomaram a vacina na infância e adolescência devem ser imunizados.

Tratamento

Não existem drogas específicas contra a caxumba. A doença é autolimitada e o tratamento, sintomático com analgésicos, anti-inflamtórios e antitérmicos. O doente deve permanecer em repouso enquanto durar a infecção.

Recomendações

* Não medique a criança antes de consultar um médico e ter o diagnóstico de certeza;

* Mantenha o doente em repouso até que tenham desaparecido os sintomas;

* Ofereça-lhe alimentos líquidos ou pastosos, que são mais fáceis de engolir;

* Lembre-se: mantenha a criança com o calendário vicinal em dia.

Fonte: Drauzio Varela / Clínica Infantil Reibscheid