Você está em Home >> Doenças comuns >> Mononucleose

Mononucleose

A mononucleose é uma infecção viral que causa febre, dor de garganta e glândulas linfáticas inchadas, principalmente no pescoço. Em geral está ligada ao vírus Epstein-Barr (EBV), mas também pode ser causada por outros organismos como o citomegalovírus (CMV).

Causas, incidência e fatores de risco

O vírus é transmissível pela saliva e troca de outras secreções, principalmente pelo beijo, por isso conhecida como “doença do beijo”.

As populações afetadas dividem-se em dois grupos:

As crianças peequenas são frequentemente infectadas pelos pais ou pelas outras crianças, já que têm pouco pudor em lamber objetos lambidos pelas outras crianças;

Os adolescentes são infectados quando beijam as namoradas ou namorados.

As crianças pequenas geralmente não têm sintomas.

Quase 90% dos adultos são soropositivos (ou seja têm anticorpos específicos) para este vírus. Isto significa que em quase todos os adultos, um dos episódios de "gripe" que tiveram nas suas infâncias ou adolescências foi, certamente, antes mononucleose infecciosa.

Os sintomas mais comuns são:

- mal estar,

- febre,

- amigdalite,

- aumento de tamanho dos gânglios do pescoço e submandibulares,

- crescimento do fígado, do baço,

- alterações do hemograma, com surgimento de glóbulos brancos modificados que são chamados linfócitos atípicos.

Os níveis de gravidade da doença são muito variáveis, predominando os leve e moderados. Em crianças e adultos jovens a doença pode até passar desapercebida.

Erupção cutânea eritematosa pode ocorrer e é mais freqüente em quem recebeu recente tratamento com penicilina.

Complicações graves ocorrem em raríssimas ocasiões e em condições muito especiais.

Transmissão

O homem é a única fonte do vírus (EBV). O contato pessoal íntimo é a principal rota de disseminação. O período de incubação é estimado em 30 a 50 dias.

Diagnóstico

Durante o exame físico, o médico pode encontrar linfonodos inchados na região frontal ou posterior do pescoço, bem como amígdalas inchadas com uma placa branca amarelada, ou ainda fígado ou baço um pouco aumentados.

O diagnóstico clínico é confirmado por testes sangüíneos.

Os exames de sangue muitas vezes revelam uma contagem de leucócitos mais alta do que o normal e glóbulos brancos de aparência estranha, chamados de linfócitos atípicos, são vistos quando o sangue é examinado em um microscópio.

Linfócitos atípicos e exames alterados da função hepática são característicos da doença.

O monoteste será positivo para mononucleose infecciosa

Um exame especial chamado de título de anticorpos pode ajudar a distinguir entre uma infecção por EBV aguda atual de uma que tenha ocorrido anteriormente

Tratamento

Medidas gerais de suporte, repouso e medicação visando os sintomas são empregados na fase inicial. O uso de corticosteróides pode ser benéfico em caso especiais. A prática esportiva, principalmente de contato, deve ser proibida até o desaparecimento dos aumentos do fígado e ou do baço. O emprego de antivíricos é de aplicação muito restrita. Pacientes com história recente da infecção não devem doar sangue.

Prognóstico

Doença benigna, normalmente cura sem medicação.

Prevenção

Não existem vacinas ou medidas específicas para a prevenção dessa doença. Os princípios de higiene e os cuidados no trato com os doentes ainda são o que dispomos, no momento.

Fonte: ABC da saúde / Clínica Infantil Reibscheid