Você está em Home >> Doenças comuns >> Fimose

Fimose

Uma pergunta muito frequente nos consultório de pediatria e cirurgia pediátrica é quando devemos nos preoucupar em relação a fimose.

Fimose é a dificuldade de expor a glande devido a um estreitamento da pele que cobre a glande (esta pele se chama prepúcio) e que pode ser total, quando nem vemos a glande, ou parcial. Importante não confundir fimose com acolamento, que são aderências entre a glande e o prepúcio que normalmente é diferenciado pelo pediatra ou cirurgião.

A resposta para essa pergunta normalmente depende do que os pais pretendem.

Quando devemos nos preocupar?

A postectomia ou circuncisão pode ser feita por indicação médica, religiosa ou cultural.

Quando a criança tem fimose, antes de indicar a cirurgia em alguns casos que devem ser selecionados pelo médico, podemos usar pomada com corticóide que às vezes com o uso continuo tem-se mostrado eficiente no tratamento.

Do ponto de vista médico nos preocupamos em realizar a cirurgia de correção da fimose quando a criança esta tendo retenção urinária ou dificuldade de urinar devido a fimose, infecção urinária ou postite de repetição, que é a inflamação do prepúcio.

Se a criança não se encaixa nesses casos, a cirurgia será programada num momento em que os pais possam no pós-operatório estar presentes ajudando na recuperação de seus filhos. Normalmente indicamos a postectomia a partir do primeiro ano de vida e o procedimento é feito sob anestesia geral.

Antigamente com as fraldas de pano esperava-se a saída das fraldas para se indicar a cirurgia, porém com a popularização das fraldas descartáveis o uso de fraldas não é impeditivo para a correção.

Do ponto de vista religioso ou cultural, o melhor momento para realizar a cirurgia é na época do nascimento, pois não haverá a necessidade de realizar anestesia geral e sim apenas bloqueio anestésico local, e se os pais tem a convicção da cirurgia independente de ter ou não fimose, o momento ideal é esse.

Por Dr. Armando De Capua, Cirurgião Infantil