Você está em Home >> Saúde >> Puberdade

Siga:                         Já fez o seu cadastro? Entre aqui.

Puberdade

É uma fase do desenvolvimento que transforma o corpo da criança em corpo de “adulto”, que acontece na fase da adolescência. Trata-se de uma sequencia de intensas transformações biológicas secundárias à ação hormonal, que resulta.

 

O que se observa:

- crescimento acelerado: estirão pubertário.
- surgimento de características sexuais femininas ou masculinas.

Cada adolescente possui um “relógio biológico” para o início da puberdade, dependendo de fatores genéticos (familiares) e ambientais

 

Meninas

A mudança inicial da maturação sexual feminina é o aparecimento do broto mamário, ou seja, um pequeno “botão” ou nódulo localizado na região sob o mamilo e que muitas vezes pode ser doloroso ao toque. Este é o primeiro sinal da puberdade, chamado também de “telarca” pelos pediatras. Após esta fase, há o aumento gradativo dos mamilos, tecido mamário e aréolas, até adquirir a conformação adulta. Em paralelo, há o aumento dos pelos pubianos – geralmente a partir dos 9 anos: no início os pêlos são longos, finos e lisos somente na região dos grandes lábios, e com o passar do tempo aumentam de tamanho, tornam-se crespos e se espalham pela região pubiana até a região interna da coxa, em seu último estágio. No início os ciclos menstruais podem ser irregulares no fluxo, duração ou intervalo. No início (geralmente) ocorrem ciclos sem ovulação (60 a 80% dos casos), porém não é a regra e continua havendo risco de gravidez. Pode haver cólicas menstruais: marque uma consulta para conversarmos sobre a possibilidade do uso de alguma medicação.

 

Marcos da maturação sexual da menina:

- aparecimento da mama (telarca): a partir dos 8 anos de idade (variação: 8 a 13 anos)
- intervalo entre o aparecimento da mama e a primeira menstruação: 2 a 5 anos
- aparecimento de pêlos pubianos: 9 a 10 anos
- primeira menstruação: 12 anos (variação: 9 aos 16 anos)

 

Meninos

Nos meninos, o início da puberdade é marcado pelo aumento do testículo, embora a primeira evidência visível ao adolescente seja o aparecimento de pêlos pubianos na base do pênis. Com o aumento dos testículos, o pênis parece proporcionalmente menor, muitas vezes motivo de preocupação ao menino. Com o decorrer do tempo, o pênis aumenta de comprimento e diâmetro. Os pêlos surgem logo após o crescimento dos testículos, e no início são finos e longos perto do pênis. Após essa fase tornam-se mais espessos, crespos e escuros, e aumentam sua área de distribuição até o púbis. Finalmente, espalham-se lateralmente adquirindo a conformação de um losango.

Pode haver, nesta fase, o aparecimento de um botão mamário nos meninos, chamado de “ginecomastia puberal”, podendo causar constrangimento ao adolescente, porém em 90% dos casos há sua regressão em dois anos. A primeira ejaculação ocorre um ano após o aumento testicular, espontaneamente. Com o decorrer da puberdade, a freqüência de ejaculações espontâneas tende a diminuir. Outras mudanças próprias do período devido à produção hormonal do adolescente são: mudança no timbre de voz (inicialmente desafinada para depois tornar-se grave), odor de suor característico e ganho de massa muscular.

 

Marcos da maturação sexual do menino

- aumento do volume testicular: em média aos 11 anos (variação: 9 aos 14 anos).
- surgimento de pêlos pubianos: 12 anos.
- aparecimento de pelos axilares e faciais: 13 e 15 anos, respectivamente.

 

Sinais de que algo não está indo bem em relação à puberdade:

- Surgimento de características sexuais secundárias (aumento do testículo, mama, aparecimento da pilificação em genitais) antes dos 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos.
- Sinais evidentes de caracteres sexuais do sexo oposto - virilização no sexo feminino e feminilização no sexo masculino.
- Não aparecimento das mamas a partir dos 13 anos ou de pêlos pubianos a partir dos 14 anos nas meninas.
- Ausência de mama a partir dos 16 anos.
- Ausência de pêlos pubianos a partir dos 14 anos ou não aumento do volume testicular a partir dos 14 anos nos meninos. 

 

Clínica Infantil Reibscheid

 

| Enviar para um amigo | Imprimir | Comentar

 

Comentários

Ilse

No meu filho, aos 9 anos, apareceu um pelo pubiano. Hoje ele tem 10 anos ( vai fazer 11 em agosto) e ja tem bastante pelo pubiano. É normal ou ele está muito precoce? Devo levar ao médico e nesse caso qual médico? A pediatra dele?

Lise, você deve levá-lo a Pediatra para uma avaliação e ela encaminhará se achar necessário. Abs

Pediatria em foco

Atualidades | Comportamento | Doenças comuns | Higiene | MÍDIA | Nutrição | Puericultura | Saúde | Segurança | Vacinas | Curva do crescimento
DICAS | PERGUNTAS FREQUENTES | Cadastre-se

Pediatria em Foco © 2012. Todos os direitos reservados.

 

Clinica Infantil Reibscheid

Clínica Reibscheid | Links | Localização | Fale Conosco

Clínica Infantil Reibscheid © 2012. Todos os direitos reservados.

Telofone:  11 3801-2676

Horário de funcionamento / atendimento: Segunda a sexta, das 10h às 19h

 

Desenvolvido por: Floot Digital