Você está em Home >> Doenças comuns >> Roséola ou Exantema súbito

Roséola ou Exantema súbito

A roséola é uma daquelas doenças inofensivas da infância mas que deixam os pais muito preocupados. Ela começa com uma febre bem alta, sem explicação, atingindo principalmente crianças entre 6 meses e 6 anos, predominando nas menores de 2 anos.

É causada por um vírus, o vírus do herpes humano tipo 6 (HVH-6) e 7 (HVH-7), e é transmitida pela saliva. A transmissão daRoséola de criança para criança se dá durante o período febril da doença. Após o aparecimento do exantema não há mais transmissão.

O período de incubação vai de 5 a 15 dias.

A roséola tem um padrão bem característico, de acordo com o esquema a seguir:

• febre alta, repentina e contínua, que fica entre 38,3 e 42,2 graus, durante três ou quatro dias, e que desaparece tão rápido como veio

• sintomas como nariz escorrendo, tosse, leve diarréia, falta de apetite e de energia podem ocorrer junto com a febre

• quando a febre vai embora, a pele começa a ficar manchada, com pintinhas vermelhas. A erupção costuma começar no tronco, e depois vai se espalhando na direção do pescoço e das extremidades, e desaparece em até três dias.

O diagnóstico é clinico, não havendo necessidade de exames laboratoriais.

Tratamento

Assim como nas outras infecções por vírus, não há tratamento contra a causa da doença, apenas para aliviar os sintomas.

Na fase da febre, mantenha seu filho confortável, dando bastante líquido para evitar a desidratação. Administre antitérmicos se a febre estiver muito alta e a criança estiver claramente incomodada. Depois que a febre vai embora, a criança ainda pode ficar irritada e manhosa por alguns dias.

Clínica Infantil Reibscheid