Você está em Home >> Doenças comuns >> Bruxismo Infantil

Siga:                         Já fez o seu cadastro? Entre aqui.

Bruxismo Infantil

Esse hábito tem gerado uma grande preocupação para os pais pois atualmente tem sido cada vez mais frequente nas crianças.

 

Afinal o que é o bruxismo?

O bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes. Pode acontecer de dia ou durante o sono e ser de forma consciente ou inconsciente

 

E por que acontece?

Alguns profissionais chegam a comentar que é comum observar o ranger dos dentes em crianças até os 6 anos por uma necessidade natural do organismo de acomoda-los e se preparar para a troca da dentição. Até esta idade a criança através dos movimentos de lateralidade pode apresentar uma abrasão das pontas dos caninos, e esta atividade muscular ativa o crescimento e desenvolvimento fisiológico das bases ósseas. Esse é o bruxismo considerado “fisiológico”.

Precisamos no entanto ficar atento para o bruxismo “patológico”, onde o desgaste dental é mais importante e a criança pode apresentar dores musculares, dores de cabeça ou dores na ATM (articulação temporo mandibular). Nesse caso, o diagnóstico preciso é bastante difícil por se tratar de um problema com causas multifatoriais.

 

Dentre as possíveis causas podemos citar :

- fatores oclusais: quando existem interferências dentais que impedem que a mordida tenha um bom encaixe;

- fatores de ordem sistêmica: respiração bucal, deficiências nutricionais, disturbios neurológicos (p. ex. autismo);

- fatores emocionais : stress, agenda lotada de atividades, a chegada de um irmão, divórcio na família, escola nova, hiperatividade , entre outros;

- fatores hereditários;

- hábitos alimentares inadequados. Crianças que não mastigam alimentos consistentes e não usam a sua função mastigatória podem procurar suprir esta necessidade através do ranger dos dentes.

 

Como tratar?

A literatura sobre o bruxismo infantil é escassa e não existem certezas sobre as causas, nem fórmulas mágicas para eliminar rapidamente o hábito. Assim, cada paciente deve ser analisado e tratado individualmente pelo dentista.

Se a causa for uma interferência dental, um ajuste oclusal ou o uso de aparelho ortodôntico será necessário a fim de proporcionar maior conforto e equilíbrio para essa mordida. O uso de placas de mordida para crianças é um tanto controverso pelo fato de interferir no crescimento natural da arcada dentária. A idade para se começar algum tratamento depende da gravidade do caso e da colaboração da criança.

Algumas vezes pode ser necessária a ação de outros profissionais da saúde, como: pediatras, psicólogos, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas. Enfim, cada caso é único e deverá ser tratado o mais cedo possível.

 

Podemos prevenir o bruxismo?

É possível minimizar as chances da criança ter bruxismo através do acompanhamento periódico do odontopediatra, que estará atento aos possíveis sinais e sintomas

 

Dicas para os pais:

- Estimular alimentos fibrosos e em pedaços desde pequenos, para que possam desenvolver uma mastigação vigorosa e eficiente.

- Ter cuidados com hábitos prolongados de chupeta e mamadeira. Eles alteram a mordida da criança podendo criar interferências dentais e alterações musculares e ósseas.

- Procurar propiciar um ambiente tranquilo que anteceda o sono. Evite deixar luzes acesas, assistir televisão ou usar o computador ou videogame antes de ir para a cama

- Atenção na hora de programar a rotina de atividades de seu filho. Lembre que crianças precisam de tempo para brincar.

 

Dra. Eliana Fujimoto Macedo - Especialista em Odontopediatria

 

| Enviar para um amigo | Imprimir | Comentar

 

Comentários

Mariana Camacho

Boa tarde! Meu filho tem dois anos, e tem bruxismo.Ele range os dentes com muita força, enquanto dorme.Tenho coloca a chupeta na boca para diminuir o atrito entre os dentes. Eu tenho bruxismo, mas não ranjo os dentes, eu aperto uma mandibula contra a outra. Analisando o comportamento do meu filho, percebi que ele tem a mesma necessidade de morder , que eu - é como se descarregasse um peso do corpo, da uma sensação de alivio. Eu gostaria de ser orientada, pois sei como é doloroso ter bruxismo.Um trabalho de dentista+psicologa+ pediatra também é interessante? Não é muito cedo para meu filho ter bruxismo?

O bruxismo nesta idade é comum entre as crianças. Comece procurando um dentista especializado em crianças. Abs

nirlene g almeida

meu filho de 4 anos e tem este problema de bruxismo o pedriatra passou um remedio de vermes pois achamos que seja isso o problema ,porque ele tem necessidades de comer muitos doces.

Nirlene, procure um dentista infantil para avaliar seu filho. Abs

geovana maturano

nossa como pode ser bom a internet,pois até o momento eu pessava que minha filha tinha verme,pois era o que me diziam as pessoas,porque ela range muito os dentes quando dorme.uma vez tentei segurar com os dedos porem quase fiquei sem meus dedos,ela tem uma força na boca ,que chega dar medo e ela só tem 6 anos,eisto acontece dez de que nasceram os primeros dentes.....

Geovana, isto era uma crendice popular de antigamente. Pessoas mais velhas ainda acreditam nisto, infelizmente. Abs

valquiria correa

parabéns, muito bom esse artigo sobre bruxismo me ajudou bastante.

Muito obrigado Valquiria. Continue conosco. Abs

maria da Conceição silva

lendo esta pagina conseguir tirar algumas dúvidas sobre o bruxismo. pois meu filho de seis anos tem bruxismo e, as vezes eu confesso que ficava bem preocupada porque, segundo os antigos o ranger de dentes era sinal de verme. então acreditando nisso levei-o para fazer exame de fezes a pedido do pediatra dele. ele fez o exame e, não deu nenhum tipo de verme então, fiquei surpresa quando o pediatra falou que o rager de dentes no caso dele poderia ser imperatividade já que, ele é um garoto que não consegue ficar parado no mesmo lugar por muito tempo.

Continue acompanhando seu filho, se piorar procure ajuda. Abs

Pediatria em foco

Atualidades | Comportamento | Doenças comuns | Higiene | MÍDIA | Nutrição | Puericultura | Saúde | Segurança | Vacinas | Curva do crescimento
DICAS | PERGUNTAS FREQUENTES | Cadastre-se

Pediatria em Foco © 2012. Todos os direitos reservados.

 

Clinica Infantil Reibscheid

Clínica Reibscheid | Links | Localização | Fale Conosco

Clínica Infantil Reibscheid © 2012. Todos os direitos reservados.

Telofone:  11 3801-2676

Horário de funcionamento / atendimento: Segunda a sexta, das 10h às 19h

 

Desenvolvido por: Floot Digital