Você está em Home >> Saúde >> Higiene bucal

Higiene bucal

Quando iniciar e como fazer a higiene bucal nas crianças

Mesmo antes de nascerem os 1os dentinhos, por volta do 6o mês de vida, recomenda-se a higienização de bochechas, linguas e gengiva com uma gaze ou fralda umedecida para que o bebê já vá se acostumando com o hábito e com a intervenção na boca. Isso pode ser feito 1x ao dia , por exemplo após o banho.

Com o surgimento dos primeiros dentinhos pode-se usar escova de dente infantil com cerdas macias somente molhada em água fervida ou filtrada , 2x ao dia. O uso da dedeira de silicone também é uma alternativa para essa fase, embora sua ação maior seja massagear as gengivas diminuindo o desconforto causado pela erupção dos dentes.

Assim que vão surgimento mais dentes , serão 20 no total até os 3 anos de idade,
pode -se introduzir o creme dental SEM FLUOR, e a frequência de escovação tambem deverá ser maior.

O creme dental COM FLUOR será usado somente após os 4 anos de idade se a criança já estiver cuspindo bem. A ingestão de excesso de fluor pode causar fluorose ( manchamento dos dentes permanentes).

O FIO DENTAL também faz parte de uma boa e correta higiene bucal. Use-o 1x ao dia principalmente se os dentes do seu filho não têm espaço entre eles.

Muitas mamães reclamam da dificuldade de escovar os dentes dos pequenos.. É necessária paciência e tentar transformar a escovação em uma brincadeira divertida e não uma obrigação chata. Cantar músicas durante a escovação, usar escovas coloridas para entreter a criança podem ser muito úteis para obter o interesse e a motivação.

Eliana Fujimoto Macedo - odontopediatra