Você está em Home >> Saúde >> Shantala para os bebês

Siga:                         Já fez o seu cadastro? Entre aqui.

Shantala para os bebês

Tem coisa melhor do que ficar coladinha com o seu bebê?

Imagine só fazer um carinho todo especial no corpo do seu filhote, é esse contato gostoso que a Shantala promove.

A massagem é indiana e cada vez mais faz parte da rotina de cuidados de pais e bebês. A técnica é milenar e foi descoberta na década 70 pelo médico obstetra Frédérick Leboyer que numa viagem a Índia viu uma mulher massageando seu bebê, algo tão natural para ela, mas não para Leboyer que registrou esse momento de cumplicidade entre mãe e filho. Do encontro nasceu o livro e a jovem mãe recebeu uma homenagem, pois a técnica foi batizada com o seu nome, Shantala.

O conhecimento da técnica vem da massagem ayurvédica e yoga e da preocupação constante do indiano em promover saúde desde os primeiros meses de vida.

A massagem é encantadora reforça o vínculo afetivo através do toque carinhoso das mãos e transmite amor.

Porque fazer Shantala no seu Bebê

Para o bebê, principalmente nos primeiros meses ter esse contato de pele é fundamental. Receber esse contato é uma necessidade física do bebê, de suprimento de afeto e contato. É através desse carinho que o vínculo é consolidado, além de ajudar o pequeno a se adaptar a tantos estímulos.

Dalila Alves, mamãe da Alice traduz muito bem o momento da Shantala. Simplesmente maravilhoso, é um tempo só nosso onde podemos nos sentir e mais uma vez nos tornarmos "uma". É muito especial e importante para mim e para ela, diz a mamãe coruja Dalila.

O papai também pode participar da Shantala e para o bebê é maravilhoso ter esse contato com os dois. O contato com o corpo da mãe ou do pai durante a massagem, escutar a voz, ver o rosto dos pais tranquilos, o óleo usado na massagem, funcionam como um calmante natural para o bebê.

Logo nos primeiros dias os benefícios aparecem, o bebê dorme melhor, o corpo fica mais relaxado e até as famosas cólicas costumam amenizar.

A Shantala ainda estimula o corpo do bebê a trabalhar em harmonia, melhorando a produção de anticorpos e ampliando a respiração. O pequeno descobrirá melhor o seu corpo e passará por todas as fases motoras (rolar, sentar, engatinhar e andar) com mais naturalidade.

Ruth Santos, mamãe do João Marcos pratica Shantala desde os primeiros meses do filhote. Shantala promove uma leitura diferente do desenvolvimento do corpo do meu filho através do toque, afeto e olhar eterno, diz Ruth.

 

Voltando a trabalhar

Aplicar Shantala na volta ao trabalho é essencial, para a mãe não há melhor momento do que estar com o pequeno e à hora da massagem é uma forma de sair rotina e criar momentos de prazer com o bebê. Além de ajudar a conhecer a linguagem corporal do bebê e assim a mãe identificará melhor qualquer situação diferente no dia-a-dia. Antes chorinho do bebê, ele se comunica com o corpo, a sua linguagem primordial e a massagem é uma forma de aprendermos a ler e interpretar o que o pequeno está querendo dizer. À medida que os pais compreendem essa comunicação o dia a dia será mais tranqüilo.

É esse olhar diferenciado que a Shantala promove, ajudando os pais a entender a comunicação corporal do bebê, a perceber o seu ritmo e limites para estimulação e isso só acontece porque o vínculo foi formado através da técnica.

 

Como fazer?

Shantala é simples, mas deve ser aprendida com profundidade, assim a família sentirá logo todos os benefícios. Em geral, a massagem dura em torno de 20 minutos e partir do primeiro de vida o pequeno já poderá receber Shantala e não há restrições em iniciar com bebês e crianças maiores.

É através do toque das mãos das mães que o bebê conhecerá o mundo, e não há momento melhor que a Shantala.Por isso, sinta-se estimulada (o) a aprender a técnica que deixa você e o seu filhote mais próximos!

 

Denise Gurgel Barboza
Fisioterapeuta Materno Infantil especialista em Shantala  www.cursoshantala.com.br

 

| Enviar para um amigo | Imprimir | Comentar

 

Comentários

Nenhum comentário encontrado

Pediatria em foco

Atualidades | Comportamento | Doenças comuns | Higiene | MÍDIA | Nutrição | Puericultura | Saúde | Segurança | Vacinas | Curva do crescimento
DICAS | PERGUNTAS FREQUENTES | Cadastre-se

Pediatria em Foco © 2012. Todos os direitos reservados.

 

Clinica Infantil Reibscheid

Clínica Reibscheid | Links | Localização | Fale Conosco

Clínica Infantil Reibscheid © 2012. Todos os direitos reservados.

Telofone:  11 3801-2676

Horário de funcionamento / atendimento: Segunda a sexta, das 10h às 19h

 

Desenvolvido por: Floot Digital